Tarefa 4 - CV - Escreva no seu caderno diário o texto que se segue .
A importância do relacionamento em vendas
Sempre que contrata um serviço ou adquire um produto, o cliente está atrás da solução para um problema. Esse fato a ser solucionado é particular de cada consumidor. Para conseguir oferecer a mercadoria ideal, que vai sanar a dificuldade do comprador, é preciso entender a necessidade do cliente.
Para construir uma relação positiva com quem procura os seus produtos, é fundamental saber ouvir. No diálogo, será possível entender um pouco mais das questões que o cliente quer solucionar. De seguida estão 3 passos para melhorar as vendas:
1. Antecipe-se ao consumidor
Em vez de lançar sobre o cliente uma enxurrada de informações sobre os produtos que vende, é preciso entender as motivações que levaram o consumidor até á loja. A melhor forma de conhecer as necessidades do comprador é fazer perguntas objetivas, que o façam expor o tipo de mercadoria que ele busca e o porquê.
2. Saiba ouvir
Para entender o comprador e melhorar o relacionamento, o principal ponto é saber escutá-lo com atenção. Se o cliente expuser dúvidas, o vendedor deve ser solícito e demonstrar interesse pelo que está a ser dito. Colocando o cliente numa posição confortável, em que ele sabe que está a ser ouvido, é o caminho para desenvolver a relação de confiança entre comprador e empresa.
3. Acompanhe o cliente
O cliente escolheu o produto, pagou e levou para casa. A transação chegou ao fim e o relacionamento também acaba por aí, certo? Errado. Muito errado!
Para melhorar o contato com o consumidor, adote o pós-venda. Na teoria, é preciso mostrar que não esqueceu o cliente mesmo depois de já ter feito o negócio. O contato pode ser feito de diversas formas, por diferentes canais, e geralmente traz resultados a médio prazo.
Uma tática eficiente é ligar para o comprador e pedir um feedback sobre a venda — assim, você demonstra preocupação e zelo com o cliente. Lembre-se também de dar os parabéns em datas comemorativas e enviar anúncios de produtos interessantes para o perfil de consumo de cada cliente.
Fonte : https://blog.valleenxovais.com.br/entenda-a-importancia-do-relacionamento-em-vendas/ (adaptado )
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