O vitrinismo é uma arte: a arte de expor produtos. E a exposição de produtos sempre foi uma preocupação dos comerciantes, a fim de despertar o interesse de compra dos consumidores.
Os primeiros relatos que confirmam a ocorrência desta prática surgiram na Antiguidade, antes mesmo da era Jesus Cristo, na Arábia.
Na época, os comerciantes locais já valorizavam muito as cores vivas, representadas nos tecidos típicos da região. Para atrair o cliente a entrar nas lojas e realizarem uma venda, mesmo diante de outros fornecedores, os comerciantes expunham amostras dos tecidos na parte externa da fachada, de modo a convidar e despertar a curiosidade dos clientes a entrarem e conferirem o que estava disponível.
Com o passar dos anos, a prática foi sendo adotada pelos mais diversos setores do comércio, se tornando fator determinante para o sucesso de um negócio.
Le Bom Marché ( o bom comerciante )
Mas foi somente em 1838 que as vitrines passaram a ter a forma que conhecemos hoje. A loja de departamentos Le Bom Marché, fundada por Aristide Boucicaut em Paris, trouxe uma nova ideia de comercialização de produtos, com base em reunir diversos tipos de mercadorias e estilos diferentes em um só ambiente, criando a primeira loja de departamentos do mundo. E foi então, que através de janelas fechadas com vidros, o conceito de vitrine tradicional que conhecemos hoje foi lançado. Esse fato fez com que a forma de expor mercadorias e organizar as lojas mudasse. O conceito da loja de departamento se espalhou pelo mundo inteiro e se mantém até hoje.
Atualmente, muitas técnicas de vitrinismo podem ser utilizadas para valorizar os produtos comercializados, criar e comunicar um conceito de marca ou de coleção. O que surgiu naturalmente, através da necessidade dos comerciantes, hoje se consolidou como importante ferramenta de vendas no comércio.
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